Porsche Mission E mostra-nos o futuro dos desportivos familiares eléctricos

O caso da VW poderá vir a ter como consequência uma aposta reforçada nos automóveis eléctricos, e a Porsche parece estar preparada para dar resposta a quem procurar um desportivo familiar que não depende de combustíveis fósseis para incendiar as emoções, como nos mostra o Porsche Mission E Concept.

porsche-mission-e-01

O Porsche Mission E Concept foi revelado no salão de Frankfurt e apresenta-nos um carro com linhas apaixonantes com a mais avançada tecnologia eléctrica, inspirada na que a marca usa nos seus 919 híbridos que venceram Le Mans. Este protótipo conta com dois motores eléctricos com 440kW (mais de 600cv), sistema eléctrico de 800V, e uma autonomia superior a 500Km. Sendo um Porsche também já se adivinham prestações à altura da marca, com aceleração dos 0-100 km/h em menos de 3.5s e dos 0-200 km/h em menos de 12s, com uma velocidade máxima superior a 250Km/h.

porsche-mission-e-02A alta tecnologia da propulsão também se estende ao resto do veículo (que tem apenas 1.3m de altura, embora permita sentar confortavelmente quatro adultos) com um painel de instrumentos digital que pode ser reconfigurado mediante o olhar do condutor. E como não podia deixar de ser, também se dizem adeus aos espelhos retrovisores exteriores, substituídos por câmaras cujas imagens são projectadas nos canto do para-brisas.

porsche-mission-e-03

Usando-se um carregador de 800V, o Mission E pode ir dos 0 aos 80% de carga em apenas 15 minutos; embora nos carregadores mais convencionais, de 400V, se tenha que esperar o dobro do tempo (ainda assim, um valor bastante simpático.)

porsche-mission-e-04

A Porsche diz que a tecnologia apresentada neste protótipo deverá estar pronta para uso comercial em 2019, o que possibilita que um carro inspirado neste modelo se torna possível na viragem da década. Resta saber se nessa altura o mundo automóvel não terá já sido completamente alterado pelos automóveis sem condutor e novos sistemas de transporte público “personalizado” que façam esquecer a era em que cada pessoa se sentia “obrigada” a comprar carro próprio.

 

https://youtu.be/HdYg2EPMKiI

https://youtu.be/fBJ0pXOSUug

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *