Empresa quer construir estradas plásticas pré-fabricadas

Olhar para os orçamentos de construção de algumas estradas é suficiente para nos fazer trocar os olhos. Uma empresa holandesa propõe reduzir os custos recorrendo a estradas pré-fabricadas, em plástico.

PlasticRoads_01

Conhecendo-se os benefícios e vantagens do sistema de módulos pré-fabricados, já muitos se terão interrogado porque motivo o mesmo conceito não é aplicado às estradas. E é isso mesmo que a VolkerWessels, empresa holandesa, diz ser possível.

Embora o projecto ainda pareça demasiado futurista para ser verdade, e tenha que demonstrar aquilo que quer fazer com módulos reais, a ideia é usar plástico reciclado (incluindo a recolha das muitas toneladas de plásticos que flutuam nos oceanos) para criar módulos que permitiriam construir estradas quase como se se tratasse de encaixar peças LEGO – e com cada módulo a ter já pré-instalada todas as tubagens necessárias para as infraestruturas de drenagem de águas e também distribuição eléctrica e redes de comunicação.

Uma vantagem adicional deste sistema, seria a de permitir um maior dinamismo na reestruturação das estradas. Com estes módulos, tornar-se-ia viável instalar uma estrada de boa qualidade mesmo que fosse para efeitos temporários ou sazonais, sabendo-se que poderia ser facilmente removida quando deixasse de ser necessária, e com impacto mínimo no ambiente.

A ideia é boa… vamos lá ver se a passagem à prática corre como se desejaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *