Não é todos os dias que a FCC está envolvida em multas a condutores, mas foi o que aconteceu neste caso caricato, de um norte-americano que tinha um jammer no seu automóvel, impedindo o funcionamento de telemóveis nas imediações.
O caso torna-se interessante por se tratar de um condutor que decidiu recorrer a esta técnica extrema por estar farto de ver pessoas a falar ao telemóvel enquanto conduziam (embora na Florida aparentemente não seja proibido fazê-lo – mas apenas enviar SMS enquanto se conduz). Seja como for, as “boas intenções” de impedir que os condutores nas imediações o fizessem saiu-lhe caro.
As autoridades policiais e a FCC já estavam a investigar há vários dias a misteriosa causa da falha de serviço de telecomunicações, que se ia movendo para um lado e para o outro, até finalmente descobrirem o culpado: um módulo que causava interferências e inibia as comunicações de telemóveis numa vasta área em redor do veículo, instalado debaixo de um dos assentos.
A utilização de equipamentos que interfiram com serviços de comunicações é proibida, e neste caso acabou por resultar numa pesada multa de 48 mil dólares, que certamente o fará olhar com outros olhos para todos os restantes condutores com que se cruzar, que continuem a usar os seus smartphones e telemóveis. Verdade seja dita, cortar a rede com um jammer até deveria causar mais distracções, com os restantes condutores a ficarem intrigados e tentar resolver o problema de falta de rede, prestando ainda menos atenção à estrada.
Não sei se por cá a eficiência das nossas autoridades seria capaz de detectar algo idêntico de forma tão célere… mas será melhor não descobrirem isso à vossa custa. 🙂