A Roborace, uma competição pensada para levar os veículos autónomos para as pistas de corridas, vai acompanhar esta temporada da Fórmula E e a estreia desta competição aconteceu no passado fim-de-semana em Buenos Aires, na Argentina.
A etapa argentina do campeonato de Fórmula E ficou marcada pela estreia da Roborace, numa prova em que foi possível ver dois veículos autónomos em competição real pela melhor classificação.
No entanto, a competição entre o DevBot1 e o DevBot2 não chegou a durar uma volta completa, pois os veículos tocaram-se numa das curvas da pista, acabando o DevBot2 por embater contra as protecções da pista, ficando com danos que não lhe permitiram continuar a prova. Mas, para além dos danos provocados pela colisão, o DevBot2 sofreu ainda mais danos quando os operários calcularam mal a distribuição de peso do veículo autónomo e este acabou por embater violentamente com a traseira no asfalto.
Quanto ao DevBot1, teve de ser conduzido por um condutor humano até às boxes.
De qualquer forma, nesta corrida inaugural da Roborace, e apesar da curta duração da experiência, os DevBot’s chegaram a circular a uma velocidade máxima de 185 km/h. Para muitos esta poderá ser considerada uma velocidade muito baixa para carros de competição, mas se pensarmos que estamos no início de uma nova era das corridas automóveis e que a Roborace ainda está a dar os primeiros passos, será de esperar que num futuro não muito distante estas velocidades aumentem significativamente, tal como a emoção destas corridas.
Si, estos dos autos no tienen piloto… son los @roborace, pic.twitter.com/2sSX22XDyd
— Diego Zorrero (@dzorrero) February 18, 2017