Talvez no futuro os automóveis autónomos possam levar passageiros bêbedos até casa sem por outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que um Tesla faça isso.
A polícia de São Francisco for surpreendida por um Tesla parado na faixa de rodagem numa ponte, com o condutor a dormir atrás do volante. O condutor terá começado por dizer que a culpa não era sua, e que deveria ser algum problema no sistema de Autopilot, mas depressa se veio a descobrir que o condutor estava com o dobro do limite de álcool permitido… o que faz suspeitar que o carro tenha parado em modo de emergência ao detectar a necessária falta de actividade regular por parte do condutor.
Embora não seja muito recomendável ter um carro parado no meio de uma ponte movimentada, a alternativa (ter um carro a continuar a conduzir sozinho sem capacidade para lidar com aquilo que viesse a encontrar) seria bastante pior e poderia ter resultado em acidente grave que vitimasse não só o condutor do veículo como outras pessoas… pelo que, acaba por ser o comportamento mais adequado – e que se só poderia ser melhor caso alertasse automaticamente as autoridades (por exemplo, poderia ter sido causado por um ataque cardíaco ou outro problema).
… Claro que é melhor nem pensar no que poderia ter acontecido se isto tivesse acontecido noutro veículo sem qualquer tipo de assistência automática à condução…