Crianças distraem os pais resultando em perigo na estrada

Mais de seis em cada 10 pais na Europa (63%) admitem ter dificuldades em se concentrar na estrada devido ao mau comportamento dos seus filhos no interior do automóvel.

Ainda mais preocupante, é o facto de aproximadamente um em cada três adultos (29%) terem consciência de que estão menos seguros ao volante em consequência disso, segundo revelou uma nova investigação levada a cabo pela Nissan.

Os pais afirmam que a distracção significa que tiraram os olhos da estrada e as mãos do volante. Estes afirmam também já ter ignorado sinais vermelhos, não ter utilizado os piscas, ter efectuado travagens bruscas ou mudado repentinamente de faixa de rodagem, bem como, imobilizado totalmente o automóvel.

Por estes motivos, os pais estão cada vez mais interessados em tecnologias no interior do automóvel, com vista a manter toda a família em segurança na estrada. A investigação evidenciou que a redução das distracções é uma das maiores preocupações dos pais aquando da escolha do automóvel a adquirir, com um em cada três (34%) a afirmar que considera procurar activamente automóveis com tecnologias de assistência à condução. Podem-se tratar de sistemas automáticos de travagem de emergência, avisos de saída da faixa de rodagem e controlo da velocidade de cruzeiro adaptável.

As birras com choro e gritos encabeçam a lista de maus comportamentos das crianças (65%), seguindo-se as “batalhas” no banco traseiro entre irmãos ou amigos (58%), pontapés nas costas do banco do condutor (49%), abertura dos cintos de segurança (43%) e arremesso de brinquedos no habitáculo do automóvel (39%).

Como resultado, não é de surpreender que os pais se sintam frequentemente stressados e ansiosos quando viajam com os seus filhos no automóvel. Os pais admitem chegar ao destino atrasados ou de mau humor, ter discutido com o respectivo parceiro ou até mesmo ter experienciado situações de “raiva na estrada” envolvendo outros condutores.

Muitos revelam recorrer a medidas desesperadas para reduzir o perigo e a distracção resultantes de conduzir com os seus filhos no automóvel: 15% dos adultos evitam completamente a utilização de autoestradas ou de estradas congestionadas quando os seus filhos estão presentes, ao passo que outros optam por distraí-los com tablets ou smartphones (37%), brinquedos (41%) ou música (53%), chegando mesmo a utilizar doces para os manter sossegados (22%).

A mais avançada tecnologia de assistência ao condutor da Nissan, o ProPILOT, é uma solução para uma experiência de condução menos stressante e mais agradável. O ProPILOT melhora o controlo e a confiança do condutor auxiliando a direcção, aceleração e travagem. Este sistema funciona numa única faixa em autoestrada e está optimizado quer para congestionamentos de trânsito a baixa velocidade como para viagens a velocidades mais elevadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *