Hyundai e Uber anunciam a nova parceria para desenvolver Uber Air Taxis, que vão integrar no futuro uma rede de ridesharing aéreo, e revelam um novo concept de aeronave à escala real no CES 2020.
A Hyundai é a primeira marca automóvel a aderir à iniciativa Uber Elevate, trazendo capacidade de produção de um gigante automóvel e um histórico recorde de produção de viaturas eléctricas. O concept que a Hyundai divulgou no CES foi concebido em parte através do processo de design aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que impulsiona a inovação no lançamento público dos concepts, para que qualquer empresa possa utilizá-los para inovar os seus modelos de táxi aéreo e tecnologias de engenharia.
Nesta parceria, a Hyundai produzirá e implantará os veículos aéreos e a Uber irá fornecer os serviços de suporte aéreo, as conexões para o transporte terrestre e as interfaces com clientes, através de ride share.
Ambas as partes estão a colaborar nos conceitos das infraestruturas, de forma a apoiar a descolagem e aterragem desta nova classe de viaturas.
Em antecipação a este anúncio, a Hyundai colaborou com a Uber para desenvolver o modelo PAV (Veículo Aéreo Individualizado), S-A1, que utiliza processos de design inovadores para optimizar a descolagem e aterragem vertical eléctrica (eVTOL) para o propósito de ridesharing aéreo. Como resultado, o modelo S-A1 da Hyundai revelado no CES reflete os designs anteriores eVTOL que a Uber Elevate relevou da seguinte forma:
- Foi concebido para atingir uma velocidade cruzeiro de 290km/hr, e altitude cruzeiro de cerca de 1.000 a 2.000 pés acima do nível do mar, e realizar viagens até 100 km
- Será 100% eléctrico, utilizado propulsão eléctrica distribuída e durante as horas de maior tráfego levará cerca de 5 a 7 minutos a recarregar
- A aeronave eléctrica da Hyundai utiliza propulsão eléctrica distribuída, alimentando múltiplos rotores e hélices para maior segurança ao diminuir possibilidade de falha. O facto de ter vários rotores também reduz o ruido que advém de rotores maiores com motor de combustão, o que é muito importante para as cidades
- O modelo foi concebido para descolar verticalmente, transitar para suporte por asas em cruzeiro, e depois voltar novamente ao voo vertical para aterrar
- Inicialmente o veículo terá que ser conduzido, mas posteriormente deverá tornar-se autónomo
- A cabine foi concebida para quatro lugares de passageiros, permitindo-lhes embarcar e desembarcar facilmente e com mais espaço para os passageiros e respectivos pertences.
Apoiante desta nova era de mobilidade, a exploração da Hyundai por novas formas de transporte urbano incorpora o concept PAV eléctrico com o novo concept, Purpose Built Vehicle (PBV). A visão da Hyundai para criar comunidades de sistemas de circulação futuros ganha enfoque com mais um novo concept de infraestrutura, chamado Hub. Quando vários PBVs e PAVs estão atracados e conectados a um Hub, estes criam um novo espaço público onde diversos grupos de pessoas se juntam.