A Hyundai Motor Company enviou recentemente as primeiras 10 unidades do Hyundai XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião do mundo para serviços pesados movido a hidrogénio a ser produzido em série, para a Suíça.
A empresa planeia enviar, este ano, um total de 50 XCIENT Fuel Cell para a Suíça, com entrega em Setembro a clientes de frotas comerciais. A Hyundai planeia disponibilizar um total de 1.600 unidades do XCIENT Fuel Cell até 2025, reflectindo o comprometimento ambiental e o progresso tecnológico da marca com o intuito de reduzir as emissões de carbono através de soluções com zero emissões.
O XCIENT é alimentado por um sistema fuel cell de 190 kW com duas pilhas de combustível de 95 kW. Os sete tanques de hidrogénio oferecem uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 32,09 kg de hidrogénio. A autonomia do XCIENT Fuel Cell ronda os 400 quilómetros (valor aproximado para o camião 4×2 com configuração de refrigeração enquanto opera com 34 toneladas + atrelado) com apenas uma única carga. Desenvolvido com o intuito de encontrar um equilíbrio perfeito entre os requisitos específicos por parte dos potenciais clientes de frotas comerciais e as infraestruturas de carregamento na Suíça. O tempo de carregamento de cada camião é de aproximadamente 8 a 20 minutos.
A tecnologia Fuel Cell adequa-se particularmente bem ao uso comercial devido às longas autonomias e aos curtos tempos de carregamento. Adicionalmente, a Hyundai Motor está a desenvolver um tractor para longas distâncias capaz de alcançar 1.000 quilómetros com uma única carga. Será equipado com um sistema fuel cell aprimorado com elevada durabilidade e potência, direccionado para todos os mercados incluindo a América do Norte e Europa.
Ao utilizar veículos movidos a hidrogénio nos transportes comerciais, a Hyundai assegura uma constante procura por hidrogénio. E ao produzir hidrogénio industrial, a Hydrospider assegura uma oferta contínua. Isto é a base para tornar a mobilidade a hidrogénio viável economicamente, permitindo o seu crescimento. Através deste processo, a Hyundai irá gradualmente construir infraestruturas de hidrogénio na Suíça.