Uber vai tornar-se numa plataforma de mobilidade com zero emissões

A Uber anuncia esta semana o compromisso global em tornar-se numa plataforma de mobilidade de zero emissões até 2040 em 10.000 cidades e seis continentes com 100% das viagens a serem realizadas através de VZE (Veículos Zero Emissões), transportes públicos e micromobilidade.

Os mercados europeus estão a liderar este caminho da electrificação da indústria de ride-sharing. Até 2025, 50% do total dos quilómetros percorridos na plataforma da Uber em sete capitais europeias (Lisboa, Amsterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid e Paris) serão realizadas em VZE.

Desde Julho que em Portugal a Uber apenas aceita veículos adicionais eléctricos na plataforma nas maiores cidades do país e nos seus principais produtos.

Em 2016 a Uber lançou pela primeira vez o produto Uber Green, com veículos 100% eléctricos, e escolheu Portugal para a sua estreia. A empresa irá continuar a expansão do Uber Green em toda a Europa – ao crescer das actuais 37 cidades para 60 cidades até ao final de 2021. Isto significa que os utilizadores vão poder seleccionar um veículo de zero emissões em cidades que representam 80% do negócio europeu da Uber até ao final de 2021.

A Uber também anunciou uma série de parcerias pioneiras no sector para tornar mais fácil e mais acessível a transição dos motoristas para veículos de zero emissões:

  • Em Portugal, a parceria entre a LeasePlan e a Uber permite aos parceiros que usam a aplicação, terem acesso a veículos eléctricos a preços mais acessíveis, através de um produto renting com todos os serviços incluídos.
  • A Uber e a Power Dot têm uma parceria na qual os motoristas Uber têm acesso exclusivo a hubs de carregamento eléctrico a preços competitivos. A startup portuguesa dispõe de um total de 6 hubs de energia em todo o país, com 14 pontos de carregamento que permitem mais de 1.000 carregamentos diários dos motoristas parceiros Uber.
  • A Renault-Nissan e a Uber firmaram uma parceria estratégica para garantir que os motoristas da aplicação Uber tenham acesso a veículos eléctricos a preços acessíveis na Europa, incluindo Reino Unido, França e Holanda.
  • No Reino Unido, a Uber e a BP assinaram um acordo para fornecer aos motoristas novos centros de carregamento especializados em Londres. Os motoristas do Uber Pro também vão ter até 50% de desconto na assinatura mensal do Polar Plus da BP, o que permite desbloquear descontos na rede Chargemaster’s Polar da BP em mais de 7.000 pontos de carregamento.
  • Em França, a parceria com a EDF vai ajudar a disponibilizar uma nova infraestrutura de carregamento rápido em algumas das principais rotas por todo o país, bem como descontos para a instalação de carregadores no domicílio.

Em Portugal, já foram realizadas mais de 7 milhões de viagens 100% eléctricas através do Uber Green e a Uber estima que as viagens feitas por veículos eléctricos através da aplicação já pouparam 9 mil toneladas de emissões CO2, o que equivale a 37 mil viagens de avião entre Lisboa e Nova Iorque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.