Carris encomenda 15 novos eléctricos

A Carris assinou na semana passada um contrato com a empresa espanhola CAF para o fornecimento de 15 novos eléctricos da família Urbos e respectiva manutenção por um período de 5 anos, no valor total de 43 milhões de euros.

Cada uma destas novas unidades será formada por 5 módulos e terá um comprimento total de 28,5 metros, passando a ser os veículos mais compridos da frota de eléctricos da Carris. Estas unidades Urbos alcançam uma velocidade máxima de 70 km/h e estarão preparadas para a instalação de um sistema de armazenamento de energia que permitirá a sua circulação em zonas sem catenárias.

Estes novos eléctricos serão utilizados na linha 15, que liga a Praça da Figueira a Algés, através da zona ribeirinha, junto ao Tejo, passando por locais emblemáticos como a Praça do Comércio, o Mosteiro dos Jerónimos e Belém, para além de fazer ligação com o transporte fluvial no Cais do Sodré e Terreiro do Paço.

Neste linha continuarão a circular os actuais eléctricos fabricados pela Siemens na primeira metade dos anos 90, o que permitirá retirar de circulação os eléctricos “clássicos”, que têm uma ocupação muito limitada devido às suas dimensões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *