Big Wind – o tanque anti fogos infernais

Não há corporação de bombeiros que se preze que não tenha um camião de combate a incêndios, mas quando os incêndios são mesmo a sério – como os que ocorrem em poços petrolíferos – há que chamar uma máquina especial: o Big Wind.

Um incêndio num poço de petróleo é um inferno praticamente impossível de extinguir, podendo atingir temperaturas superiores a 1.000ºC, e com o ar nas proximidades a atingir temperaturas superiores a 430ºC, impossibilitando a aproximação. Foi algo que infelizmente foi visto com frequência na Guerra do Golfo, quando o exército iraquiano incendiou 700 poços de petróleo que arderam durante meses. A técnica convencional passava por usar explosivos para tentar “roubar” o ar e apagar o fogo, mas o problema levou também à invenção deste Big Wind.

O Big Wind consiste num velho tanque T-34 soviético, que viu o seu canhão substituído por dois motores a jato dos MIG-21, que são usados para projectar água e ar a grande velocidade contra estes incêndios. E o resultado é quase imediato!

Só não chamem um destes para apagar um incêndio numa casa normal, que o mais certo é que não só apagasse o incêndio, como também fizesse a própria casa voar pelos ares!

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *