Elon Musk envia terminais Starlink para a Ucrânia

Com a invasão russa da Ucrânia, Elon Musk aproveita para relembrar as vantagens do serviço Starlink, permitindo acesso à internet sem dependência da infraestrutura terrestre.

Enquanto a Europa assiste incrédula a uma nova situação de guerra no seu território, a população ucrâniana vai vivendo dias de terror. Enquanto uns abandonam o território outros preparam-se para o defender, e considerando que os canais de comunicação se tornam num alvo preferencial, Musk refere que o serviço Starlink foi activado na Ucrânia e que está a reforçar o envio de terminais para o país.

Funcionando via satélite, o Starlink permitirá que a população ucrâniana (que puder pagar os €500 pelo terminal mais €100 de mensalidade) possa continuar a ter acesso à internet e à informação do resto do mundo – isto se a as forças russas não decidirem interferir.

Como vimos num caso recente, é extremamente fácil desactivar comunicações móveis utilizando “jammers” para interferir com as frequências pretendidas – e o mesmo se aplica aos sinais satélite como os usados pela rede Starlink.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *