Nos EUA assistiu-se a uma situação caricata quando a polícia mandou encostar um carro autónomo da Cruise sem condutor a bordo.
A expressão “já não tenho idade para estas coisas” poderia aplicar-se certamente aos polícias que, em São Francisco, tiveram que lidar com um carro autónomo sem condutor que circulava à noite sem as luzes ligadas. Depois do carro ter aparentemente parado na sequência das luzes a piscar do carro da polícia, voltou a arrancar deixando os polícias para trás – mas apenas para parar algumas dezenas de metros mais à frente. Algo que a Cruise diz que é o comportamento programado, procurando um local mais seguro para parar.
Welcome to the future. Cop pulls over driverless car (because no lights?) Then Cruise goes on the lamb. (via https://t.co/mtmsIeOAUP) pic.twitter.com/ecQ5xXuSnS
— Seth Weintraub (@llsethj) April 10, 2022
Seria o tipo de comportamento que, se tivesse sido feito por um condutor humano, poderia ter resultado numa confusão de armas, berros e ameaças. Mas que, pelo menos aqui, não passou de um situação caricata.
A Cruise não explicou porque motivo o carro estava a circular sem as luzes ligadas – a Cruise só tem autorização para circular sem condutores entre as 22h e 06h, pelo que terá que andar sempre com as luzes ligadas – mas disse já ter resolvido o problema. Diz também que tem colaboração directa com as forças policiais, e que até existe uma linha dedicada para que possam ser contactados directamente em caso de necessidade.