Lotus Eletre deverá pesar menos de 2000 kg

O novo Hyper-SUV Lotus Eletre deverá ser um dos mais leves carros eléctricos do seu segmento, mantendo a tradição da marca.

A Lotus apresentou recentemente o seu futuro Eletre, que marcará a sua expansão para outro segmento que o dos desportivos puros, apesar de manter um aspecto e características que não envergonharão quem procura um carro cujo design já faz sonhar com as suas capacidades. Com sistema de 800 V e potência “mínima” de 600 cv, a Lotus promete autonomias de 600 km, e carregamento suficiente para 400 km em 20 minutos usando um carregador de 350 kW. Isto com acelerações dos 0-100 km/h em menos de 3 segundos e velocidade máxima que será limitada a 260 km/h (seguramente não fará 600 km a essa velocidade).

O carro também traz tecnologias como o LIDAR, cujas capacidades poderão ir sendo melhoradas via actualizações remotas (como os Tesla e outros), mas sem prometer capacidade autónoma por agora. Mas aquela que poderá ser uma das suas melhores características mantém-se em segredo: o seu peso.

O peso é um dos principais inimigos da eficiência num automóvel, fazendo aumentar os consumos e prejudicando o desempenho. Algo que a Lotus sabe desde há muito, tendo-se focado em fazer carros o mais leve possíveis; e que agora pode resultar que este Lotus Eletre se fique por um peso abaixo dos 2.000 kg.

Para referência, um Tesla Model X pesa entre 2.300 e 2.500 kg, fazendo com que o Eletre se fique por um peso equivalente ao de um Tesla Model Y LR (que pesa 1.980 kg).

Mas, primeiro será preciso aguardar pela confirmação oficial do seu peso; sendo que as entregas só deverão começar no próximo ano.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *