A IVECO BUS e a TST – Transportes Sul do Tejo estabeleceram, recentemente, um importante contrato que prevê a aquisição por parte da TST de 290 viaturas IVECO BUS e IVECO Daily.
Estas viaturas, de diferentes tipologias, vão ao encontro do caderno de encargos e das necessidades das linhas que a TST irá operar a partir do próximo dia 1 de Julho de 2022, data de arranque do serviço Carris Metropolitana, e por um período de 7 anos, o serviço de transporte público rodoviário nos conselhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
As 290 viaturas englobadas neste importante contrato dividem-se em 194 unidades do modelo Crossway LE 12M City Diesel Euro 6 STEP E, mais 25 unidades do modelo IVECO Crossway LE Line 12m Diesel Euro 6 STEP E e 17 outras do autocarro Crossway LE 12M City CNG, lote que é complementado por 54 unidades DAILY 7.2 210Cv Minibus Diesel (chassis IVECO 70C21 A8 CCP – EURO 6 STEP E).
A tipologia de veículos adquiridos vai ao encontro do caderno de encargos e das necessidades das linhas que a TST vai operar, num conjunto de veículos Standard, Minis, de piso rebaixado, de classe II, a gasóleo e a GNC, com a mais avançada tecnologia, todos pintados em amarelo, com a marca “Carris Metropolitana”, instalados com pontos de carregamento de telemóvel, WiFi a bordo e sistema de informação ao passageiro e totalmente adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
O arranque do serviço Carris Metropolitana será feito faseadamente, com as novas linhas a entrarem em funcionamento a partir do dia 1 de Julho e ao longo dos próximos meses, logo que os 170 Motoristas que a TST tem em processo de formação se encontrem aptos a integrar as suas funções. O serviço que terá início a 1 de Julho de 2022 será diferente do oferecido actualmente, com uma rede desenhada pela TML e pelas Câmaras Municipais envolvidas. As linhas da TST vão ter a numeração começada por 3. Haverá mais circulações do que as actuais, bem como novas linhas, a implementar gradualmente à medida que os Motoristas concluam a sua formação, bem como alterações de rede, que a TST irá comunicar, permitindo, assim, que todos os Passageiros possam planear as suas viagens, com toda a informação disponível e sem disrupção.