Para se ficar com uma melhor ideia do que temos a voar sobre a nossa cabeça, este mapa dos satélites deixa-nos ver as constelações de satélites Starlink, OneWeb e GPS.
Apesar das novas constelações de satélites de comunicações – como a Starlink – ainda estarem na sua infância e faltarem dezenas de milhares de satélites, não há como não ficar impressionando com a quantidade de satélites que já circundam o nosso planeta. É precisamente isso que este Satellite Map permite visualizar.
There’s a lot of Starlink satellites up there. https://t.co/u5fAndgIAX pic.twitter.com/0r01oiq3xj
— @mikko (@mikko) October 14, 2022
Como ponto adicional, este mapa espacial permite ver de forma bem clara a diferença na distância dos satélites em órbita baixa, como os Starlink (540 km) e OneWeb (1200 km), dos satélites GPS (a cerca de 20 mil km).
Também importa referir, que embora este tipo de visualização pareça mostrar uma órbita sobrelotada, há que ter em conta que mesmo com estes milhares de satélites, o espaço continua a ser muito grande e estes satélites se resumirem a pontos infinitesimais. A certa altura estavam 5 satélites Starlink sobre a Península Ibérica: agora imaginem o que seria ter cinco automóveis em toda a Península Ibérica e dizerem que estava “sobrelotada”.