Um estudo revelou o impacto que a utilização das bicicletas e trotinetes eléctricas tem no congestionamento de uma cidade.
Em vez de recorrer a simulações ou fórmulas matemáticas, este estudo teve por base os dados reais obtidos na cidade de Atlanta nos EUA, que em Agosto de 2009 passou a proibir os serviços de bicicletas e trotinetes eléctricas partilhadas entre as 21h00 e as 04h00. Isso fez com que a cidade se tornasse num caso ideal para estudo do impacto da utilização destes serviços.
Sem o recurso a estas soluções de micromobilidade, o tempo das viagens de carro aumentou 10%, representando cerca de 5 minutos adicionais para os condutores e passageiros nas viagens à noite, podendo chegar aos 12 minutos durante dias de eventos desportivos.
Há ainda o factor de que tudo isto se refere ao período pré COVID-19, evento que muito contribuiu para a utilização destes serviços. Se o mesmo estudo fosse feito agora, seria de esperar um impacto ainda maior a nível do congestionamento e tempos das viagens.