Que autonomia perdem os carros eléctricos no Inverno?

Os carros eléctricos sofrem com o impacto do frio nas baterias, e isso faz com que alguns modelos possam perder mais de uma centena de quilómetros num cenário de baixas temperaturas.

Um estudo revela o impacto que o frio gélido pode ter na autonomia dos carros eléctricos – e neste caso podemos dizer que temos sorte de viver num país de temperaturas moderadas, onde raramente se atingem temperaturas negativas. Dito isto, ao contrário dos carros com motores a combustão, onde o calor gerado é um efeito do próprio processo de funcionamento – de tal ordem que é preciso todo um complexo sistema de arrefecimento só para que possam funcionar sem se destruírem – nos carros eléctricos até para gerar calor é preciso gastar preciosa energia, o que afecta a sua autonomia.

Comparando as autonomias entre eléctricos a circular a uma temperatura de 20º e -10 a 0ºC, as diferenças são substanciais, podendo chegar a uma redução de 30% na autonomia.

Os carros sem bomba de calor são mais penalizados nestas circunstâncias, já que isso afecta directamente a quantidade de energia utilizada só para manter o habitáculo na temperatura seleccionada; com os carros equipados com bombas de calor a poderem fazer isso de forma mais eficiente.

Algo a ter em consideração para quem morar em regiões onde possa ter que enfrentar temperaturas negativas, ou esteja a planear fazer uma viagem até destinos com neve e gelo.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *