Boom Supersonic revela motor Symphony

A Boom Supersonic apresentou o novo motor Symphony, com o qual espera concretizar viagens eficientes mais rápidas que a velocidade do som.

Desde o fim do Concorde que o mundo deixou de ter acesso a viagens comerciais supersónicas, mas há várias empresas que estão a tentar atingir esse objectivo.

A Boom Supersonic está a desenvolver o avião Overture, e agora revelou mais detalhes sobre o motor Symphony que tornará possível os voos de alta-velocidade. Mais do que atingir essas velocidades, hoje em dia existem todo um conjunto de requisitos e preocupações que dificultam esta tarefa, tanto a nível de consumos e emissões poluentes, como também a nível do nível de ruído em operação. Coisas que a Boom diz ter resolvido com este motor, possibilitando reduções de custo de operação que o tornarão atractivo para exploração comercial.

Parte do desenvolvimento está a cargo da Florida Turbine Technologies (FTT), que conta com veteranos que ajudaram a desenvolver os motores F-119 e F-135 usados nos caças de combate F-22 e F-35.

Mas, ainda teremos que ter paciência até ver os resultados deste projecto. Embora a produção esteja planeada para 2024, só em 2026 se esperam as primeiras unidades, com o primeiro voo de teste a estar planeado para 2027. Quanto ao início dos voos comerciais, se tudo correr bem, isso só deverá acontecer no final da década.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *