Embora ainda sejam poucos os carros que vêm com Android Auto como sistema, a Google está a melhorar a sua plataforma para os veículos eléctricos.
Talvez em preparação para a nova geração do sistema da Apple, que poderá assumir o controlo do painel de instrumentos, também a Google está a acelerar a evolução do Android Auto para que se torne mais funcional para fabricantes e condutores dos veículos.
Nas últimas versões há referências a novas opções para definição dos veículos como eléctricos, incluindo a possibilidade de se escolher o tipo de ficha de carregamento: incluindo J1772, CCS (Combo 1 e 2), Type 2, CHAdeMO, embora por agora esteja em falta a NACS da Tesla que se está a tornar o standard nos EUA.
Também há referências que indicam que o Android Auto terá acesso ao nível de bateria e potencialmente à velocidade de carregamento, o que se tornará de grande importância para efeitos de planeamento de navegação no Google Maps, podendo indicar quando é necessário dirigir-se a um posto de carregamento, ou indicar quais estão dentro da autonomia disponível.
Parece estar tudo a postos para que a “guerra” Apple / Android também se transfira para os automóveis, com a agravante de que aqui ainda temos mais fabricantes que fecham as portas a ambos – como a Tesla, que até poderá estar a preparar a sua própria app store.