CATL cria divisão de baterias para aviões

O maior fabricante chinês de baterias, a CATL (Contemporary Amperex Technology) anunciou a criação de uma divisão dedicada às baterias para aviões eléctricos.

Há muito que se explora a transição para aviões eléctricos, tendo já sido criado vários protótipos e algumas unidades que até já operam comercialmente. É uma aplicação que estava dependente das baterias superarem a uma densidade energética de 400 Wh/kg para se tornar viável, e que a CATL já terá conseguido ultrapassar com as suas baterias “condensadas” de 500 Wh/kg.

Isso ajuda a explicar porque motivo a CATL acha que é o momento certo para criar uma nova divisão dedicada aos aviões eléctricos, dedicando-se não só às baterias mas também aos motores e hélices, criando um pacote de fácil integração para os fabricantes aeronáuticos.

Para se ficar com uma ideia do avanço que estas baterias representam, as suas baterias ultra-eficientes Qilin, usadas nos automóveis e que possibilitam autonomias de 1000 km, têm uma densidade energética de 255 Wh/kg. Estas novas baterias “condensadas” da CATL praticamente duplicam a densidade energética. Esperemos que, a seu tempo, também possam ser aplicadas nos automóveis, já que permitiriam uma redução significativa do peso do pack de baterias.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *