A Tesla está a licenciar um novo Model Y na China, e a maior surpresa é a de que pode vir equipado com um radar opcional.
A Tesla está a fazer chegar à China o Model Y actualizado, que conta com sistema de iluminação RGB interior configurável, mas a maior novidade é que o carro passa a contar com opção para luzes de nevoeiro frontais e também um radar.
A inclusão de um radar é uma surpresa completamente inesperada, considerando a posição intransigente de Elon Musk contra os LIDARs e demais sistemas, dizendo que se os olhos bastam para os condutores humanos, então também bastam as câmaras – e ao ponto de até ter retirado os sensores ultra-sónicos que tão práticos são para ajudar nas manobras de estacionamento, apesar do sistema com as câmaras não conseguir fazer melhor serviço (a começar pelas partes que as câmaras nem conseguem ver, como a parte imediatamente à frente do carro).
Dito isto, é sabido que a Tesla estava interessada num novo sistema de radar “3D” que era capaz de dar resultados idênticos a um LIDAR de baixa resolução, e poderá ser esse que a Tesla se prepara para instalar nos Model Y. A grande questão é que, se a Tesla está a admitir implicitamente que o radar é útil e necessário (senão não o disponibilizaria), que justificação irá dar para os carros que não vierem equipados com ele?