O mega limpa-pára-brisa do Cybertruck continua a suscitar enorme curiosidade, e agora parece ter sido descoberto que afinal usa duas escovas em vez de uma escova gigante.
A dimensão do limpa-pára-brisas do Cybertruck tem sido factor de discussão desde as primeiras imagens em que foi apanhado – depois do protótipo inicial apresentar um vidro completamente desprovido desse elemento. Depois de se ultrapassar o “sonho” de que a Tesla poderia recorrer a um sistema futurista de limpeza de vidro usando lasers, a realidade demonstrou que a Tesla continuaria a recorrer a um sistema bastante convencional.
O que é menos convencional é que a Tesla tenha optado por um único braço e escova, que tem que ter uma dimensão substancial para cobrir uma área adequada do pára-brisas. Uma dimensão que certamente causaria complicações logísticas a nível da substituição da escova, e que a Tesla parece ter resolvido utilizando duas escovas unidas.
Note-se que há veículos e escovas que usam duas escovas lado a lado com a promessa de serem mais eficientes, mas neste caso temos as escovas colocadas no mesmo alinhamento, simplesmente para terem o “dobro” do comprimento.
Ainda há perguntas que ficam por responder, como se este sistema será tradicional – e nesse caso, arrisca-se a não fazer uma limpeza adequada do pára-brisas no lado do passageiro – ou se utilizará mecanismos adicionais para ter um movimento de deslocação adicional (ao estilo do que é utilizado pela Mercedes nalguns dos seus automóveis) para minimizar esse efeito.
Também vai ser interessante ver como é que o braço do limpa-pára-brisa, devido à sua dimensão, irá suportar velocidades elevadas (leia-se, mais de 200 km/h) quando estiver em operação e sujeito a enorme força da deslocação do ar.