VW ID.3 passa no teste dos 100.000 km da ADAC alemã

A ADAC alemã, a maior associação automóvel da Europa, deu ao ID.3 uma avaliação positiva. Os engenheiros do Centro de Testes e Tecnologia, em Landsberg am Lech, já percorreram mais de 100.000km.

A descoberta mais importante: a bateria de alta tensão ainda tem uma capacidade líquida de 93%. Foi testado um ID.3 Pro S1 com 77 kWh de energia líquida da bateria, para o qual a Volkswagen, tal como para todos os outros modelos da família ID., garante que a bateria ainda tem pelo menos 70% da sua capacidade líquida original, depois de oito anos de funcionamento ou 160.000km de condução.

Os examinadores da ADAC não pouparam a bateria. Para atingir o marco dos 100.000 km o mais rápido possível, o ID.3 foi frequentemente carregado a 100 por cento em postos de carregamento rápido. Além disso, contrariamente à recomendação, o veículo estava normalmente pronto para o próximo examinador na estação de carregamento com um nível de carga de 100%, por vezes durante vários dias.

A ADAC tem uma recomendação clara para os clientes: as actualizações de software devem ser sempre instaladas. Durante o teste de resistência, o ID.3 recebeu várias actualizações de software. Além de várias correções de bugs, as actualizações trouxeram, entre outras coisas, um aumento na potência de carregamento de até 170 kW. As actualizações também tiveram um efeito positivo no consumo e, portanto, na gama. Em particular, o novo software melhorou significativamente o consumo de energia em distâncias curtas e temperaturas de inverno de 0 a 5°C.

O inteligente “Electric Vehicle Route Planner”, que o ID.3 também recebeu através de uma actualização, foi igualmente elogiado pelos testadores do ADAC. Numa viagem mais longa, planeia as paragens de carregamento de forma a alcançar o destino o mais rapidamente possível. Além do estado de carga da bateria, o sistema também leva em consideração a situação actual do trânsito e as suas previsões. As paragens de carregamento são avaliadas dinamicamente e baseiam-se no desempenho dos postos de carregamento. Como resultado, o planeamento das viagens pode sugerir duas paragens de carregamento curtas com alta potência, em vez de uma única longa com baixa potência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *