A NASA perdeu contacto com o helicóptero Ingenuity em Marte na parte final do seu 72º voo.
O helicóptero Ingenuity, que acompanha o rover Perseverance em Marte, já superou em muito as expectativas de ter sido a primeira aeronave controlada a voar noutro planeta. Fazendo mais de 70 voos e ajudando a explorar as áreas circundantes, tem fornecido dados valiosos que são úteis tanto para a missão actual como para futuras missões com aeronaves mais avançadas. Mas, infelizmente, o seu tempo poderá ter chegado ao fim.
No final do seu 72º voo, e depois de ter atingido a altitude planeada de 12 metros, o Ingenuity deixou de comunicar durante a fase em que já estaria a pousar no solo do planeta vermelho.
Para complicar as coisas, o Ingenuity está actualmente fora do campo de visão do Perseverance, deixando a NASA completamente de “olhos tapados” quando ao que terá acontecido, mas uma das possibilidades é aproximar o Perseverance até um local onde possa ver o que se passou.
O Ingenuity já voou durante mais de 128 minutos e percorreu 17,7 km ao longo dos seus 72 voos em Marte. Mesmo que se fique por aqui, já representa um grande feito que permanecerá para sempre na história da exploração espacial.