A Doroni Aerospace revelou o seu H1-X, um eVTOL de dois lugares que a empresa assegura chegar ao mercado em 2026.
O sector dos “carros” voadores tem tido grande número de projectos nos últimos anos, mas continuamos a aguardar que entrem em operação e revolucionem as viagens rápidas de curta e média distância.
A Doroni é mais uma das empresas que se junta a esse grupo, e o seu H1-X sem dúvida que tem todos os argumentos para atrair os fãs dos veículos futuristas, combinando a capacidade de descolar e aterrar verticalmente como um helicóptero, e de voar horizontalmente como um avião. Com as suas hélices escondidas na fuselagem, reduzem-se também as preocupações de segurança face às aeronaves com as hélices expostas.
A empresa diz que o H1-X tem uma capacidade para duas pessoas e cerca de 230 kg de peso, podendo atingir uma velocidade máxima de 190 km/h, e tendo uma autonomia para 40 minutos de voo. Embora as primeiras unidades ainda estejam a ser construídas, já têm a certificação da FAA para poderem voar, e depois da ronda de testes que começará a ser feita no final deste ano, a empresa espera começar a produção em volume em 2025. Claro que, com um preço entre os 300 e 400 mil dólares por unidade, o “volume” irá ser sempre relativo.