A Stellantis Ventures, fundo de capitais de risco da Stellantis N.V., anunciou o investimento na SteerLight, criadora de uma nova geração de tecnologias de detecção LiDAR (Light Detection and Ranging) de elevado desempenho.
Empregando a tecnologia fotónica de silício, que combina um material semicondutor universal com a velocidade da fotografia, o LiDAR da SteerLight detecta o ambiente circundante em três dimensões e com maior resolução e precisão, tendo um custo de produção em volume menor face aos sistemas LiDAR actualmente disponíveis.
A tecnologia tem o potencial de proporcionar aos condutores dos futuros veículos da Stellantis um melhor desempenho em diversos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), incluindo a condução automatizada.
A SteerLight, uma empresa derivada do centro tecnológico francês CEA-Leti, utiliza o LiDAR de onda contínua em frequência modulada (Frequency Modulated Continuous Wave – FMCW) com base na tecnologia fotónica de silício, que permite a colocação do sistema num microchip. O sistema é robusto (sem partes móveis) e compacto, maximizando a flexibilidade para os engenheiros de veículos. Ultrapassa, também, os desafios da actual tecnologia LiDAR para veículos, ou seja, a dimensão dos componentes e os custos elevados. A tecnologia FMCW fornece dados de profundidade e velocidade de elevada precisão, resistindo à interferência do ambiente circundante e dos demais utilizadores.