Na China, o teste de um foguete Tianlong-3 Y1 correu mal, quando o mesmo se soltou da estrutura durante um teste estático.
A Space Pioneer sofreu um inesperado revés durante o teste de lançamento do seu novo foguete Tianlong-3 Y1, um foguete reutilizável com capacidade de aterrar ao estilo dos Falcon 9 da SpaceX.
Durante um teste de fogo estático, em que são ligados os motores mas mantendo-se o foguete imóvel, uma falha na estrutura permitiu que o foguete escapasse, levantando voo como num lançamento real. Os sistemas de protecção desligaram os motores, mas não impedindo que o foguete, carregado de combustível, causasse uma enorme explosão e bola de fogo quando chocou com o solo (habitualmente, deveria haver um sistema que explodisse o foguete imediatamente em caso de qualquer anomalia, para evitar uma explosão no solo).
Today a Tianlong-3 first stage static fire apparently went horribly wrong. An accidental launch happened.
— What about it!? (@FelixSchlang) June 30, 2024
I'm pretty sure there's no complete GNC on the stage for such tests – can someone in the know comment on this? pic.twitter.com/qdIfVeuKz9
— Cosmic Penguin (@Cosmic_Penguin) June 30, 2024
A Space Pioneer foi a primeira empresa comercial chinesa a atingir órbita com o foguete Tianlong-2 em 2023, e tem estado em ritmo de desenvolvimento acelerado. O Tianlong-3 é muito maior que o modelo anterior, com diâmetro de 3.8 m e massa de 590 toneladas, sendo capaz de transportar cargas de 17 toneladas até órbita baixa (LEO) ou 14 toneladas para órbita héliosíncrona a 500 km de altitude.