Ainda que ambos conjuguem duas fontes de energia distintas (combustão e electricidade), um veículo híbrido (HEV) não é exactamente igual a um veículo híbrido plug-in (PHEV).
Antes de mais, uma pergunta impõe-se: o que são carros híbridos?
De uma forma simples e descomplicada, podemos afirmar que são veículos que conjugam duas fontes de energia distintas, ou seja, combustão (motor a gasolina ou a gasóleo) e electricidade (um motor eléctrico ou mais).
MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), HEV (Hybrid Electric Vehicle) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) são siglas que indicam estarmos na presença de carros híbridos, ainda que cada um deles disponha das suas especificidades e apresente diferentes níveis de electrificação.
O que é um Mild Hybrid? Como funciona um Mild Hybrid? Também designado de veículo híbrido moderado, o Mild Hybrid (MHEV) é semelhante a um Hybrid (HEV). A diferença reside no facto de o seu motor eléctrico não ser suficientemente potente para deslocar o carro, como acontece no HEV, limitando-se, por isso, a desempenhar o papel de auxiliar do motor de combustão interna, melhorando a eficiência e reduzindo consumos e emissões.
Já um Hybrid (HEV), também conhecido, de forma controversa, diga-se, como “híbrido auto-carregável”, é um veículo que combina um motor eléctrico com um motor de combustão interna (gasolina). A potência do motor eléctrico permite que o carro seja movido apenas com electricidade durante alguns quilómetros.
E um PHEV, o que é? É um veículo híbrido plug-in (PHEV), que, tal como um HEV, combina combustão (motor a gasolina ou a gasóleo) e electricidade (um motor eléctrico ou mais). Só que, ao contrário de um HEV, um PHEV requer carregamento eléctrico para se tirar o melhor partido da sua utilização. A vantagem de um PHEV é que tem uma autonomia eléctrica superior à de um HEV precisamente por poder ser recarregado.