
A Skoda está a utilizar o reconhecimento de imagem baseado em IA para assegurar a identificação atempada das necessidades de manutenção na linha de montagem.
Na fábrica principal em Mladá Boleslav, o Skoda FabLab instalou um sistema que monitoriza continuamente o equipamento da linha de montagem. Está ligado a um computador que utiliza Inteligência Artificial (IA) para detectar irregularidades nos processos e identificar qualquer trabalho de manutenção necessário. A Skoda Auto é assim uma das primeiras empresas na República Checa a utilizar as possibilidades de manutenção preditiva apoiada pela IA.
As imagens do equipamento e as peças sujeitas a desgaste, tais como vigas, parafusos ou cablagens, são capturados por câmaras no transportador aéreo da linha de montagem. Assim que o computador baseado em IA conectado à câmara detecta irregularidades no processo, ou uma necessidade de acções de manutenção, assinala-as em tempo real.
O “Magic Eye” compara instantaneamente as suas fotografias de alta precisão com milhares de imagens armazenadas. O que lhe permite detectar desvios das condições de base e identificar fontes de erro. A utilização de luz azul assegura que a ferramenta de IA diferencia fiavelmente entre fendas e arranhões e faz os diagnósticos correctos. Além disso, o sistema expande continuamente a sua base de conhecimento. Se encontrar um parafuso gasto, por exemplo, marca o ponto como livre de erros logo que a peça tenha sido substituída e verificada novamente. Para avaliar desvios detectados, o sistema utiliza informações sobre irregularidades que tenha identificado no passado.
A Skoda está a utilizar o “Magic Eye” na sua fábrica principal em Mladá Boleslav, na linha de montagem para o Modelos Enyaq iV e Octavia. Isto faz da Skoda Auto uma das primeiras empresas na República Checa a utilizar as possibilidades de manutenção preditiva apoiada pela IA. Para permitir uma maior optimização do sistema e acelerar uma maior integração na fábrica de Mladá Boleslav e Kvasiny, o FabLab simulou uma secção da linha de montagem. Esta “arena de implementação” pode ser usada para experimentar diferentes configurações de câmaras, configurar parâmetros do sistema e simular os danos na linha de montagem.
