Nissan revela Leaf de 3ª geração

Apesar das dificuldades que enfrenta, a Nissan avança com a terceira geração de um dos automóveis eléctricos mais reconhecidos do mercado: o Leaf.

A Nissan está prestes a apresentar o novo Leaf de terceira geração, o modelo eléctrico que há mais de uma década deu o pontapé de saída para a mobilidade eléctrica em massa. O lançamento oficial está previsto para este mês, mas a marca já começou a revelar detalhes deste modelo que promete ser mais eficiente, moderno e tecnológico, com ambição de redefinir o segmento dos eléctricos familiares.

Desde o lançamento do primeiro Leaf em 2010, a Nissan vendeu quase 700 mil unidades em todo o mundo, que percorreram cerca de 28 mil milhões de quilómetros. Para esta nova geração, o foco tem sido a eficiência aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto (Cd) de 0.26 nos modelos para os EUA e Japão, e ainda mais baixo – 0.25 – nas versões europeias, que têm jantes e espelhos laterais específicos. Para atingir estes valores, os engenheiros aplicaram soluções como puxadores das portas embutidos, grelha dianteira activa, jantes optimizadas, fundo plano, e uma silhueta fastback aerodinâmica. Até o tejadilho panorâmico em vidro tem um papel funcional: ajuda a reduzir a altura do carro em 12 mm nos pontos críticos do fluxo de ar, mantendo o espaço interior. Este tecto incorpora tecnologia electrocromática, permitindo ajustar a transparência com um botão e dispensando as cortinas tradicionais.

Assente na plataforma CMF-EV dedicada a veículos eléctricos, o novo Leaf oferece um piso interior totalmente plano, o que melhora o espaço e conforto para todos os ocupantes. Resta saber se tudo isto será suficiente para fazer face à grande ofensiva de modelos chineses, que costumam ter vantagem num dos pontos críticos para conquistar a clientela: o preço.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *