Apesar da apresentação ao público estar agendada apenas para Janeiro de 2014 no Salão de Detroit, a BMW anunciou ontem que os novos M3 e M4 serão equipados com um motor de seis cilindros, dois turbos e terão uma potência de 430 cv.
O novo M3, tal como o M4, passa a ter um motor de seis cilindros em linha, sobrealimentado, com dois turbos e injecção directa que substitui o anterior V8 atmosférico. Este novo motor, que marca o regresso do M3 aos motores de seis cilindros, será capaz de debitar 430 cv e um binário máximo de 500 Nm disponível ligeiramente antes das 2000 rpm.
Por outro lado, a utilização de materiais mais leves, como tejadilho e portas em alumínio, permitirá um peso abaixo dos 1500 quilos (menos 125 quilos que o anterior M3) e, com isso, melhores performances e consumos. Uma das opções disponíveis será o tejadilho em fibra de carbono.
As performances ainda não foram divulgadas, o que só deverá acontecer mais próximo da data de apresentação, mas espera-se uma aceleração dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 4,8 segundos do actual M3.
A marca alemã está ainda a avaliar o lançamento de uma versão mais leve, com algo em torno dos 1.400 kg, ressuscitando assim a emblemática versão CSL.