Nissan Bladeglider

 

Não é fácil ser designer de automóveis. Poderão ter-se as melhores intenções do mundo para fazer um veículo fascinante… mas depois surgem os questões da realidade, do tipo de material que seria necessário para tornar possível aquela visão (e os custos), as questões de segurança, das imposições legais nos vários países, etc. etc. Mas há uma situação em que é possível dar largas à imaginação: na apresentação dos protótipos cujo único intuito é mostrar-nos o caminho para o futuro, e onde preço e limitações não entram na equação.

Nissan_Bladeglider_01 Nissan_Bladeglider_02

E o resultado desses devaneios traz-nos coisas como este alucinante Bladeglider da Nissan. Um automóvel que surge no seguimento de protótipos como o DeltaWing e o ZEOD RC, e que nos mostra como poderão ser os carros desportivos do futuro.

Nissan_Bladeglider_03 Nissan_Bladeglider_04

A sua forma em Delta poderá fazer pensar que se trata de um “trike”, mas não. Trata-se mesmo de um automóvel com quatro rodas, mas cuja dianteira afilada lhe permite uma eficiência aerodinâmica muito superior ao formato de um automóvel convencional. O condutor ocupa uma posição central, havendo dois lugares para passageiros logo atrás de si.

Nissan_Bladeglider_05 Nissan_Bladeglider_06

A distribuição do peso é de 30:70… o que faz perspectivar alguns sustos nas curvas; embora seja de esperar que os sistemas electrónicos se encarreguem de manter o “nariz” apontado para a trajectória desejada – coisa que poderá ser facilitada ainda mais, considerando que a tracção vem de dois motores eléctricos integrados das rodas traseiras. (Se fosse eu sugeria usar também uns nas rodas dianteiras, nem que fosse apenas para ajudar ligeiramente nas situações mais complicadas…)

Nissan_Bladeglider_07 Nissan_Bladeglider_08

Mas talvez ainda mais “assustador” será o facto de a Nissan estar seriamente a considerar passar este protótipo para modelo real para circular nas estradas. Provavelmente não terá um preço compatível com as nossas carteiras mas… posso por um desde já na lista de desejos para um destes Natais dos próximos anos.

 

[youtube http://youtu.be/AjPaNiwmOEQ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *