BMW i8 vai ter smartkey em vez de chave?

 

Embora o i8 esteja cheio de tecnologia, a marca alemã quis ir ainda mais longe e o segundo modelo da família “i” da BMW, o superdesportivo híbrido i8 poderá contar com uma chave com ecrã de alta resolução capaz de mostrar informação útil como a autonomia, o nível de carga das baterias ou o tempo necessário para efectuar o seu carregamento.

BMW_i8_smartkey_01

Esta chave com ecrã vai permitir ainda opções de personalização que permitem atribuir funções a cada um dos botões, não só da própria chave como do automóvel. Embora os detalhes sejam escassos, tudo indica que esta chave seja carregada enquanto o carro está ligado. A tecnologia Bluetooth permitirá depois a ligação entre carro e esta “smartkey”. Apesar do lançamento do i8 estar previsto já para o próximo verão, ainda não há garantias que a chave do i8 seja mesmo assim, mas as dúvidas deverão ser desfeitas em meados de Janeiro, no decorrer do Salão de Detroit.

BMW_i8_smartkey_02

Recorde-se que o i8 estará equipado com um motor 1.5 TwinPower turbo com três cilindros, com uma potência de 231 cv e 320 Nm de binário máximo. O motor eléctrico está localizado no eixo dianteiro e debita 131 cv e 250 Nm. A funcionar em conjunto, os dois motores permitem a este desportivo “ecológico” oferecer uma potência máxima de 362 cv e 570 Nm, além de tracção integral. Em modo eléctrico a autonomia é de apenas 35 km, com limite de velocidade de 120 km/h, mas em modo híbrido pode chegar aos 500 km (no modo Confort). O consumo médio nos primeiros cem quilómetros é de apenas 2,5 l/100km.

BMW_i8_smartkey_03

O tempo de recarga das baterias de iões de lítio é de uma hora e meia num carregador rápido de 220V. Com lotação para quatro ocupantes, o i8 pode atingir uma velocidade máxima (limitada electronicamente) de 250 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

BMW_i8_smartkey_04

O preço deste híbrido em Portugal ainda não foi divulgado, mas na Alemanha o i8 terá um preço de aproximadamente 175 mil euros, o que nos leva a crer que por cá o preço do i8 deverá ser superior a 200 mil euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *