Renault apresentou concept Kwid

 

A Renault apresentou no Salão de Nova Deli, na India, o novo concept Kwid, um protótipo de um pequeno crossover de duas portas destinado aos mercados emergentes. Curiosamente, este foi o primeiro protótipo da marca francesa a ser apresentado fora da Europa.

Kwid_01 Kwid_02

Este projecto foi desenvolvido em conjunto por designers de todo o mundo, em instalações da Renault em locais tão distintos como França, Índia, Rússia, Brasil e Japão. Ainda não se sabe se este concept virá a ser produzido e comercializado, mas caso o projecto se venha a concretizar deverá ser colocado à venda na Índia e outros mercados emergentes.

Kwid_03 Kwid_04

As proporções e dimensões fora do normal do Kwid dão a sensação de estarmos na presença de um veículo saído de um filme futurista; as rodas de grandes dimensões e todas as restantes linhas exteriores deste concept o tornam parecido com um buggy. Apesar do aspecto todo-o-terreno, o Kwid tem apenas transmissão dianteira, propulsionadas por um motor 1.2 Turbo a gasolina.

Kwid_05 Kwid_06

Este modelo foi criado de forma a poder incorporar um motor eléctrico e baterias, com vista à criação de uma versão cem por cento eléctrica Z.E., tal como acontece actualmente com outros modelos da marca francesa.

Kwid_07 Kwid_08

O Kwid destaca-se ainda pelas portas de abertura eléctrica, que dão acesso a um habitáculo para cinco ocupantes, com o condutor colocado ao meio em posição ligeiramente adiantada.

Kwid_09

O painel de instrumentos é um tablet integrado que comanda a navegação de um quad-copter, o Flying Companion.

Kwid_10

O Flying Companion é o primeiro “gadget” deste tipo na indústria automóvel. O quad-copter sai da parte traseira do tejadilho do Kwid e pode ser comandado através de dois modos, o modo automático utilizando uma sequência de vôo pré-programada e localização GPS, bem como o modo manual, que permite que o Flying Companion seja controlado utilizando um tablet no interior do veículo. O quad-copter pode ser utilizado para uma série de funções, incluindo a avaliação do trânsito, tirar fotografias à paisagem e detectar obstáculos na estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *