O tunel de emergência do Eurotúnel

O túnel que liga França a Inglaterra, passando por baixo do canal da mancha, é um dos mais marcantes feitos de engenharia da raça humana, e que concretizou um sonho que vários já tinham tentado concretizar por diversas vezes, sem sucesso. Hoje vamos espreitar um túnel que tem permanecido longe do olhar do público… e espera-se que assim permaneça: o túnel de emergência que servirá de rota de escape em caso de qualquer incidente nos túneis principais.

EuroTunnel_01

O Eurotúnel tem 50Km de comprimento, sendo que 38 deles são debaixo do mar, tornando-o o mais longo túnel submarino do mundo.

EuroTunnel_02

Por motivos de segurança, o Eurotúnel não consiste apenas num túnel único amplo, por onde circulam os comboios, mas sim por três túneis independentes, dois dedicados aos comboios que transportam os passageiros e veículos (um para cada sentido), e outro de acesso que serve também como túnel de emergência.

EuroTunnel_03

É precisamente este túnel que podemos ver no vídeo que se segue, e também o sistema de portas estanques que permite, em caso de acidentes ou incidentes, recolher os passageiros para que possam ser evacuados. Este túnel de emergência tem um sistema de ar pressurizado que faz com que, quando se abrem essas portas, se crie uma zona de ar limpo e respirável nos túneis ferroviários, para que mesmo em caso de acidente e com o túnel cheio de fumo, os passageiros possam deslocar-se em segurança.

Embora já tenha havido um acidente “sério” em 1996, com um incêndio a bordo de um dos comboios, não houve vítimas mortais… e esperemos que assim continue, e sem necessidade de que qualquer passageiro tenha necessidade de ver este túnel de emergência ao vivo.

 

[youtube http://youtu.be/LAsCrHDaNMk]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *