Holanda inaugurou uma ciclovia que brilha à noite

Foi recentemente inaugurada na cidade holandesa de Nuenen uma ciclovia luminosa, que segundo se diz, terá sido inspirada no quadro “Noite Estrelada” de Van Gogh e será uma homenagem ao pintor holandês, que viveu nesta cidade no ano de 1883.

Ciclovia_VanGogh_01

Esta ciclovia, com cerca de mil metros de extensão, é “iluminada” graças à utilização de pequenas pedras cobertas de uma tinta fosforescente que absorve a luz solar durante o dia, emitindo uma luz azul-esverdeada à noite, tendo ainda incorporados LED ligados a um painel solar. A ciclovia faz ligação entre os moinhos de água de Opwettense e Colse em Brabant, de onde é originário Van Gogh e que são representados nos seus quadros.

Ciclovia_VanGogh_02 Ciclovia_VanGogh_03

Apesar de mais de metade das deslocações para o trabalho na Holanda já serem feitas de bicicleta, esta ciclovia faz parte de uma iniciativa governamental que visa aumentar a segurança e visibilidade dos ciclistas, com o objectivo de aumentar em 20% nos próximos 20 anos o número de pessoas que optam pela bicicleta em detrimento do carro ou dos transportes públicos.

 

[vimeoembed id=”111688272″]

Via: menos um carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *