Google revela o seu primeiro carro autónomo “final”

O Google muito tem investido na tecnologia dos automóveis autónomos sem condutor, e agora é tempo de nos revelar o seu primeiro automóvel criado de raiz para esta nova era: o primeiro automóvel real que concretiza o protótipo que nos tinha sido apresentado em Maio.

Google_Car_final

Ao contrário dos modelos que têm servido para desenvolvimento, em que se usam automóveis convencionais como base, este automóvel do Google foi concebido com o pressuposto de que não existirá um condutor – por isso dispensando coisas “indispensáveis”, como o volantes e pedais de travão e acelerador. Em Maio o Google mostrou-nos como este automóvel do futuro iria ser, com um aspecto divertido mas também funcional; e agora mostra-nos o modelo real tal como circulará nas ruas.

O modelo final pouco difere do modelo apresentado, com a maior diferença (para além de todos os elementos funcionais, como faróis) sendo a torre no topo que agora surge mais protegida e aerodinâmica, face ao sensor “despido” que se via no modelo original.

protótipo do carro do Google apresentado em Maio

protótipo do carro do Google apresentado em Maio

Embora ainda exista um longo caminho a percorrer até que estes veículos se tornem comuns nas nossas estradas, o Google espera que este seu pequeno automóvel que tem o potencial para revolucionar todo o sistema de transportes, pessoal e de mercadorias, possa começar a circular já no próximo ano, representando mais um pequeno passo nessa direcção (mesmo se nesta fase continuará a ser mantido sob a vigilância atenta de um condutor humano, e a contar com volante e pedais temporários para actuar em caso de emergência – uma imposição das autoridades rodoviárias nos EUA).

O Google que nos ofereça transportes gratuitos em troca de publicidade exibida durante a viagem… que nem era preciso mais nada! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *