Goodyear mostra pneus geradores de energia e com tripla câmara de ar

Estamos habituados a sonhar com super-carros que parecem ir para além da realidade, mas quase nunca damos valor a um dos componentes fundamentais que é dos mais menosprezados e ignorados, embora seja de importância fundamental: os pneus. A Goodyear mostra-nos duas ideias para os pneus do futuro.

GoodyearTripleTube_a

A maioria dos automóveis modernos já tem sistemas de recuperação de energia quando se trava ou desacelera, e a Goodyear leva esse conceito para os próprios pneus. No seu BH03, a construção do pneu recorre a materiais capazes de gerar energia a partir do calor e da deformação dos pneus, permitindo que essa energia habitualmente desperdiçada possa ser redireccionada para o recarregamento do veículo. Embora este tipo de sistemas costume ter uma eficiência bastante baixa… mesmo uma melhoria de alguns pontos percentuais poderia significar mais umas dezenas de quilómetros na autonomia de um veículo eléctrico.

[youtube https://youtu.be/N1Io5ex7BO4]

Já para o seu pneu com tripla câmara de ar, a ideia é poder controlar a forma do pneu com muito mais precisão, podendo-se expandir ou retrair as partes laterais e centrais do piso do pneu de forma diferenciada. Isto permitiria ajustar o pneu ao tipo de condução e condições do piso, de forma a privilegiar o conforto, segurança, economia, ou desempenho desportivo.

Por agora, nenhum destes pneus é “real”… mas… sem dúvida que os nossos carros do futuro irão necessitar estar também equipados com pneus do futuro.

[youtube https://youtu.be/N2qo8aTAwRQ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.