O grupo PSA (Peugeot e Citroën) e a IBM criaram uma parceria que irá ajudar as várias indústrias intervenientes no negócio da “Internet das Coisas” a analisar dados para fornecer novos serviços de conectividade automóvel.
Este ecossistema inteiramente novo de serviços conectados permite ao grupo PSA desenvolver novas oportunidades de negócio para diversos sectores de actividade, incluindo os distribuidores de automóveis, as Smart Cities e a distribuição em larga escala. Por exemplo, os condutores e respectivos passageiros poderão beneficiar de novas informações para melhorar a sua segurança e conforto em termos de mobilidade. As cidades inteligentes serão capazes de projectar um serviço evoluído de comunicações, avisando em tempo real os condutores sobre trabalho nas vias, desvios e congestionamentos de tráfego rodoviário.
O número de veículos conectados deverá aumentar significativamente em todo o mundo, atingindo as 250 milhões de unidades em 2020. No entanto e até à data, a maioria das inovações focou-se, principalmente, em aplicações para smartphones, sistemas de navegação e de assistência rodoviária. A IBM e a PSA irão assim, partilhar as responsabilidades em termos de desenvolvimento, venda e comercialização, bem como fornecimento e implementação destes serviços para os seus actuais e futuros clientes.
Este acordo, com uma duração de sete anos, visa a comercialização de serviços já disponíveis e a concepção de uma nova geração de soluções tecnológicas, necessárias para uma oferta sustentada de novos serviços conectados.