Como poderão ser os carros F1 do futuro?

A Fórmula 1 é o expoente máximo da competição automóvel, mas é também um autêntico campo minado que tem tido tantas regras e limitações que acaba por asfixiar a inovação e destruir a competitividade que seria desejada. Mas há quem proponha alterações…

Andries van Overbeeke é um fã de F1 como milhões de outras pessoas, mas decidiu dar uso à sua capacidade como designer para nos fazer sonhar com uma F1 onde as marcas tivessem mais liberdade para experimentar novas coisas, em vez de estar restringidas, ao milímetro e ao grama sobre tudo aquilo que podem fazer.

Segundo ele, o desporto ganharia em emoção e competitividade, permitindo que até equipas mais pequenas pudessem surpreender as equipas maiores e com maior capacidade financeira, promovendo também a inovação de forma muito mais acelerada e notória do que acontece com as regras actuais.

F1Future_02

Nem sequer o factor segurança estaria esquecido, com este F1 futuristas a terem cockpits fechados, que manteriam os pilotos (mais) a salvo de colisões com outros carros e objectos… para além de dar um aspecto ainda mais futurista a estes carros. Para além disso, os carros seriam também mais simples e económicos, reduzindo-se drasticamente a quantidade de apêndices aerodinâmicos, o que permitira ter corridas mais emotivas e com mais ultrapassagens e trocas de posição.

F1Future_03

… É praticamente impossível que a proposta de um fã venha a alterar algo na indústria de “biliões” da F1… mas, quem sabe, talvez um dia se possa ver a circular carros inspirados nestes designs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *