Missão AIDA vai desviar asteróide como teste para proteger a Terra

O nosso pequeno planeta pode ser infinitesimal à escala cósmica, mas continua a estar vulnerável à possibilidade de impactos com asteróides (que o digam os dinossauros). Para tentar evitar que algo assim nos possa apagar da História, a NASA e ESA vão testar o desvio de asteróides como medida de protecção.

AIMwatches

A missão AIDA (Asteroid Deflection & Assessment) é uma missão conjunta da NASA e ESA, que enviará duas pequenas naves até ao pequeno asteróide Didymoon, tendo por objectivo alterar a sua trajectória e servir como referência para missões que no futuro possam ter que o fazer para garantir a nossa sobrevivência.

Uma das naves terá por missão bater no asteróide e alterar a sua trajectória (que neste caso, não representa qualquer perigo para o nosso planeta), enquanto que a outra terá por missão documentar o evento e medir a alteração da sua trajectória – e também fazer aterrar no cometa uma pequena sonda adicional.

Infelizmente, ainda teremos que esperar até Outubro de 2020 para que estas missões sejam lançadas, e aguardar até Maio de 2022 para que cheguem ao seu destino. Resta-nos esperar que não surja nenhum asteróide inesperado em rota de colisão com a Terra entretanto…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *