NASA encomenda voo tripulado à SpaceX para ir até à ISS

A comercialização do acesso ao espaço atinge mais um marco, com a NASA a encomendar à SpaceX um voo para levar tripulação até à Estação Espacial Internacional (ISS).

SpaceX_01

Esta encomenda serve assim como validação de todo o esforço que a SpaceX tem feito no desenvolvimento dos seus foguetes e da sua cápsula Dragon (que poderá transportar até um máximo de 7 pessoas até à órbita terrestre), e servirá também como uma forma dos EUA recuperarem um pouco do seu orgulho perdido. É que actualmente a NASA não tem forma de fazer chegar astronautas ao espaço, tendo que “comprar bilhete” a bordo das cápsulas russas Soyuz (à módica quantia de 80 milhões de dólares por cada astronauta).

Esta encomenda da NASA à SpaceX permitirá que os norte-americanos voltem a voar em naves próprias (e ao melhor estilo do capitalismo, graças a uma empresa privada), e deverá ser apenas uma de um mínimo de quatro encomendas – sendo que a Boeing também está na corrida para servir de transporte para o espaço, e tendo já também encomendas oficiais da NASA para esse efeito. Ainda não se sabe qual será a primeira a fazer o transporte até à ISS, mas o voo da SpaceX deverá acontecer em 2017.

Esperemos que tudo corra bem e – principalmente – que esta acesso “dos privados” ao espaço permita reduzir consideravelmente os custos e volte a dar-nos o sonho de, eventualmente, a coisa até se poder tornar “turisticamente acessível”, nem que seja apenas para ter o privilégio de saber o que é uma meia-hora a flutuar em microgravidade. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *