Drive PX 2 da Nvidia é um super-computador para os automóveis

Depois de no ano passado a Nvidia ter revelado o seu Drive CX, este ano apresenta-nos um super-computador compacto ainda mais potente, o Drive PX 2, capaz de identificar tudo o que esteja na estrada.

NVIDIA_PX2_01

A Nvidia já está de olhos postos no futuro, e quer garantir que, qualquer que seja a empresa a trazer os primeiros carros autónomo para o mercado, que o faça contendo hardware da Nvidia no seu interior. E para isso aposta neste novo Drive PX 2, um verdadeiro super-computador automobilístico.

NVIDIA_PX2_02

O Drive PX 2 consiste num módulo com 12 CPU cores e um GPU da série Pascal, sendo capaz de processar 8 TFLOPS e 24 TOPS de operações deep learning (capacidade que a Nvidia equipara a 150 computadores MacBook Pro) – tudo isto num módulo bastante compacto e que recorre a liquid cooling (que não será problema num automóvel).

NVIDIA_PX2_03

Toda esta potência é posta em uso em conjunto com um sistema de inteligência artificial que permite identificar e classificar tudo o que vê na estrada (e que vai aprendendo de forma contínua). Ou seja, mais do que saber apenas onde estão todos os potenciais obstáculos em seu redor, o sistema pode classificar aquilo que são automóveis, peões, sinais de trânsito, motociclistas, etc. Na prática será um sistema mais avançado do que aqueles que já existem em diversos veículos e que pode ser ligado a um máximo de 12 câmaras para ter uma visão abrangente em todas as direcções.

NVIDIA_PX2_04

Nos testes realizados a Nvidia diz que o seu Drive PX 2 já conseguiu identificar sinais de trânsito em condições atmosféricas adversas melhor do que um condutor humano. Mas… vamos aguardar pela chegada de automóveis com este super-computador sobre rodas. Pelo menos será de esperar que, quando o carro estiver estacionado, iremos ter potência de sobra para poder jogar alguns jogos bem intensivos no ecrã do automóvel. (Arriscamos-nos é a deixar o carro sem bateria em poucas horas. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *