NASA relembra Challenger, Apollo 1 e Columbia

Até custa pensar que já se passaram 30 anos sobre o trágico acidente do Space Shuttle Challenger, que nos relembrou que a “quase-rotina” de ir ao espaço ainda tinha muito por onde falhar. Mas o importante será não esquecer, e é isso que a NASA relembra, com uma página de homenagem aos astronautas cujas vidas se perderam no desastre do Challenger, Columbia e Apollo 1.

NASA_RememberanceDay_01

O “Day of Rememberance” da NASA presta homenagem aos astronautas cuja aventura de atingir as estrelas acabou de forma trágica, mas cujo sacrifício serviu para aprender e evitar que se cometessem os mesmos erros.

Apollo 1

NASA_RememberanceDay_02

No acidente da Apollo 1, Gus Grissom, Edward White e Roger B. Chaffe, perderam a vida durante um teste, em que a cápsula se incendiou. O teste tinha sido considerado “de baixo risco” por o foguete nem estar carregado de combustível, mas o facto de na altura se usar uma atmosfera no interior da cápsula com 100% de oxigénio originou que uma simples faísca causasse uma tragédia; e com a elevada pressão no interior a impedir que a equipa de apoio no exterior conseguisse abrir a escotilha.

Challenger

NASA_RememberanceDay_03

No Challenger, um booster rocket danificado fez com que o Space Shuttle se desintegrasse 73 segundos após a descolagem. Pelo menos parte da tripulação terá sobrevivido a este primeiro evento, com o compartimento da tripulação a ter sido projectado de forma relativamente ilesa – só que, na altura não tinha sido contemplada tal eventualidade, e não existia nenhum sistema de pára-quedas ou foguetes para permitir uma aterragem controlada. Como tal, os sobreviventes que houvesse perderam a vida com o impacto desta secção na superfície do oceano.

Columbia

NASA_RememberanceDay_04

No Columbia, um pedaço de espuma de isolamento do tanque externo soltou-se e danificou uma das asas do Space Shuttle, fazendo com que na reentrada se assistisse a uma falha catastrófica que o desintegrou quase completamente.

 

Curiosamente… todos estes três acidentes ocorreram nesta mesma época do ano:

  • Challenger – 28 de Janeiro de 1986
  • Apollo 1 – 27 de Janeiro de 1967
  • Columbia – 1 de Fevereiro de 2003

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *