European Inventor Award vai para o pai do ESP

Anton van Zanten é um nome que poucos reconhecerão, mas se calhar já vos salvou a vida – ou pelo menos, poderá ter poupado alguns milhares de euros ao evitar acidentes de automóvel, graças ao sistema ESP.

Anton_van_Zanten

O ESP, ou controlo electrónico de estabilidade, é algo que actualmente vem integrado em todos os automóveis e que ajuda a manter o carro sob controlo mesmo em condições complicadas. É graças a ele que provavelmente não saíram da estrada naquela vez em que abusaram na velocidade ao fazer uma curva apertado ou com piso molhado, ou em muitas outras circunstância que tradicionalmente resultariam num pião, capotamento, ou sabe-se lá que mais.

Depois do cinto de segurança, o ESP é considerado o mais importante sistema de segurança num veículo, e estima-se que já terá salvo mais de 8500 vidas apenas na Europa e evitado mais de 250 mil acidentes. E é por isso perfeitamente justo que Anton van Zanten tenha recebido o European Inventor Award 2016 em Lisboa, pela invenção do ESP, sistema que se estreou em 1995 como equipamento de série do Mercedes-Benz S600. Curiosamente, foi também a Mercedes que muito contribui para que este sistema passasse a ser utilizado em automóveis de segmento mais económico, quando o seu Classe A capotou no célebre teste do Alce, obrigando a que o ESP passasse a ser incluído de série nesses modelos.

… De qualquer forma é preciso não esquecer que as leis da Física têm sempre prioridade sobre todo e qualquer sistema, e que não é por poderem contar com a ajuda do ESP que deverão “abusar” naquilo que fazem na estrada. 😛

 

https://youtu.be/C4-Lbt8KHkw

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *