Automóveis Audi vão saber quando os semáforos mudam para verde

Enquanto não chegam os carros 100% autónomos, bem que agradeceremos todas as ajudas que nos puderem dar, e no caso da Audi, isso incluirá informação sobre o tempo que falta para os semáforos passarem para o verde.

Audi_01

No futuro, poderemos ter carros autónomos controlados por um sistema de gestão do tráfego capaz de maximizar a eficiência de circulação de toda uma cidade; mas ainda muito há por fazer até chegarmos a esse ponto. Os Audi Q7, A4 e A4 Allroad de 2017, contarão com um sistema de comunicação que permitirá indicar o tempo que falta para que os semáforos mudem para o verde.

Audi_02

No entanto, este sistema ainda não usa o standard DSRC V2V (comunicações veículos para veículo)/ V2I (veículo para infraestrutura) optando por algo bem mais comum: uma ligação 4G através da qual o automóvel poderá receber esta informação dos serviços municipais. É uma opção que a Audi diz que pode ser implementada desde já, sem ter que esperar por toda a complexidade acrescida do DSRC, que implicaria alterações também nos semáforos e outros sinais de trânsito.

Há muito que digo que isto era o tipo de coisa que poderia muito bem ser implementada numa app de navegação num smartphone, bastando apenas que se criasse um standard único. Mas ainda mais interessante do que o tempo de espera num semáforo, seria ver isto a funcionar para os tempos de espera em passagens de nível, especialmente porque neste caso se pode estar sujeito a esperas de vários minutos e que poderiam tornar viável ir por um caminho alternativo.

… Bem que a Refer poderia disponibilizar essa informação sobre o tempo de espera em cada passagem de nível via API, e depois era só ir buscar esses dados com base na nossa localização. (Fica a ideia para um projecto numa qualquer hackathon! 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *