Nissan apresentou a nova motorização eléctrica e-POWER

A Nissan revelou na passada semana a primeira aplicação num veículo de série de uma nova motorização intitulada e-POWER. Trata-se da primeira vez que a tecnologia Nissan e-POWER está disponível para os consumidores, assinalando um marco significativo na estratégia de Mobilidade Inteligente da Nissan.

nissan_e-power_01

O sistema Nissan e-POWER baseia-se na tecnologia de veículos eléctricos aperfeiçoada no Nissan LEAF, acrescentando um pequeno motor a gasolina para carregar, quando necessário, a bateria, eliminando assim a necessidade de um carregador externo e oferecendo simultaneamente um elevado desempenho.

O sistema e-POWER junta ao motor eléctrico um motor a gasolina, mas as rodas do veículo são sempre e unicamente accionadas pelo motor eléctrico. A alimentação deste motor provém de uma bateria de elevado desempenho, que por sua vez é carregada por um compacto grupo motopropulsor constituído por um gerador eléctrico, inversor e um motor a gasolina.

nissan_e-power_03

Nos sistemas convencionais híbridos um motor eléctrico de baixa potência é associado a um motor a gasolina para accionar as rodas quando a bateria está fraca (ou no caso de deslocações a velocidades elevadas). No entanto, no sistema e-POWER da Nissan o motor a gasolina não está ligado às rodas; simplesmente carrega a bateria. E, ao contrário de um veículo totalmente eléctrico, a fonte de alimentação tem origem no motor e não apenas na energia externa que carrega a bateria.

Uma vez que o sistema Nissan e-POWER depende do motor de combustão com uma frequência muito baixa, e este motor não tem que accionar as rodas directamente, a sua eficiência em termos de combustível é bastante superior à dos híbridos convencionais, especialmente nos trajectos suburbanos e em cidade. O sistema e-POWER permite assim desfrutar de todos os benefícios de um veículo eléctrico sem a preocupação com o carregamento da bateria.

nissan_e-power_02

O sistema e-POWER está classificado como híbrido em série. O Note e-POWER representa o primeiro automóvel do segmento de automóveis compactos de produção em massa equipado de fábrica com um sistema híbrido em série.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *