Elon Musk revela planos para a sua rede subterrânea

Ter ficado preso no trânsito serviu de inspiração a Elon Musk para se aventurar na área da escavação de túneis, e agora partilha a sua visão de como os túneis poderão ser usados a par dos veículos autónomos para acabar com o trânsito citadino.

Elon Musk quer revolucionar a construção de túneis de modo a permitir a sua escavação mais depressa e de forma bastante mais económica e, mais importante, é aquilo que depois espera conseguir com eles. A ideia será libertar as estradas da superfície de grande parte do fluxo de tráfego, criando uma rede de circulação “3D” subterrânea que os carros autónomos poderão utilizar para circular com a máxima eficiência entre diferentes pontos.

A ideia não é propriamente nova (há muito que se fala de módulos de transporte autónomo que poderiam transportar carros) mas há alguns pormenores interessantes, como o facto de a entrada nos túneis poder ser feita através de “lugares de estacionamento” que na verdade actuam como elevadores e bases de transporte, permitindo a circulação subterrânea a velocidades de 200km/h que seriam impossíveis de praticar numa estrada de superfície no meio de uma cidade.

Se este futuro alguma vez se concretizará, isso é que teremos certamente que esperar algumas (muitas) décadas para saber.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *