Drone solar Aquila do Facebook aterra finalmente com sucesso

O Facebook continua a melhorar o seu drone Aquila que voa exclusivamente com energia solar, desta vez conseguindo aterrar com sucesso.

Enquanto outras empresas vão apostando numa super-dispendiosa rede de internet global via satélite (como a SpaceX) ou opções mais económicas mas mais difíceis de controlar (como os balões da Google), o Facebook está a aposta na utilização de mega-drones que possam distribuir a internet sobrevoando de forma ininterrupta sobre uma região, unicamente alimentados por energia solar.

O Aquila, com os seus 43 metros de envergadura, já tinha feito um primeiro voo com sucesso, mas não conseguiu resistir à aterragem, acabando por ser partir nalgumas partes. Esta nova versão contou com algumas alterações em resultado disso, e as mesmas parecem ter resultado, já que desta vez tudo correu sem incidentes – tanto a nível do voo, como do momento crítico da aterragem, que é feita numa pista de gravilha (o Aquila não tem trem de aterragem com rodas para poupar peso, necessitando “deslizar”.)

Ainda assim houve alguns detalhes que será preciso corrigir. Para a aterragem o Aquila deveria bloquear as hélices na posição horizontal para evitar danos nas mesmas (quando já está prestes a tocar no solo), mas só uma das suas hélices ficou na posição pretendida. Seguramente no próximo voo as coisas correrão ainda melhor.

 

Aquila's second flight

Publicado por Facebook Engineering em Quinta-feira, 29 de junho de 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *